Sem os times pequenos e com um Vasco bastante enfraquecido, o campeonato praticamente foi disputado por Botafogo, Flamengo e Fluminense. Sendo que o time das Laranjeiras ainda deu o azar de perder os seus "Três Tenores" na reta final. Sobrou para os dois melhores times do campeonato, com os dois melhores técnicos e as duas melhores torcidas, fazerem novamente a final. No fim, o Flamengo se mostrou um pouquinho superior nisto tudo e sagrou-se bicampeão em cima do Fogão.
Os jogos importantes:
Taça Guanabara
Semi-final: Flamengo 2 x 1 Vasco (vídeo)
Final: Botafogo 1 x 2 Flamengo (vídeo)
Grande final
Jogo 1: Flamengo 1 x 0 Botafogo (vídeo)
Jogo 2: Botafogo 1 x 3 Flamengo (vídeo)
Agora vamos a algumas considerações breves.
Nomezinho estúpido
Se o campeonato é estadual, o correto seria "Campeonato Fluminense", não "Campeonato Carioca". É por coisas assim que o Brasil inteiro confunde e acha que "Carioca" se refere a quem nasce no estado do Rio. Porém, se o nome "Campeonato Fluminense" fosse usado, seria o maior mico porque as pessoas pensariam que este campeonato é organizado pelo Fluminense (o clube). Uma solução talvez fosse usar o sinônimo "papa-goiaba". "Campeonato Papa-Goiaba"... Pensando bem, que seja "Campeonato Fluminense" e que o tricolor passe a se chamar Papa-Goiaba Football Club. Pronto.
Botafogo é o novo Vasco
Está ficando chato. Em dois anos, é a terceira final consecutiva entre os dois times que o Flamengo ganha (final do Carioca 2007 e da Taça Guanabara e do Carioca em 2008). A torcida já está até cantando para o Bota a musiquinha "Vice de novo", antes reservada ao freguês de sempre, o Vascão. (Veja a torcida cantando "Vice de novo" e "Mamãe eu quero" aqui).
Do mesmo modo, pode-se dizer que o Flamengo é o novo Vasco, pois se tornou o "time da virada" neste campeonato. Foram 3 só em jogos decisivos: na Taça Guanabara, semi-final contra o Vasco por 2 a 1 (lembra, Julio?) e final contra o Botafogo, também por 2 a 1; depois, na segunda partida da final do Carioca, novamente contra o Botafogo, 3 a 1.
E o Flamengo é o novo Fluminense, pois agora é o clube com mais títulos estaduais (30, empatado com o Flu, por enquanto).
Roubado é o caralho
No futebol que eu jogo, quando alguém tira a camisa de um adversário dentro da sua própria área, é pênalti. Não tem o que discutir.
Joel, o papa-títulos
E Joel Santana mostrou novamente porque é o rei do Campeonato Carioca. É o sexto título que ele conquista como técnico, o segundo pelo Flamengo, somado a dois pelo Vasco e mais um por Fluminense e Botafogo cada. Aliás, ele é o único técnico que venceu o Carioca dirigindo os 4 grandes do Rio. Parabéns, Joel, e boa sorte! Você vai fazer falta.
Deus perdoa. Obina, não!
Novamente a estrela d'O Iluminado brilhou em momentos decisivos. É impressionante como este cara tem sorte. Não é só isso, claro, pois Obina sempre demonstra muita raça e o ataque ganha agilidade e objetividade quando ele entra. Apesar de ele não ser, assim, habilidoso. Mas, enfim, ninguém cai nas graças da torcida sem ter algum mérito, e fazer três gols em duas partidas de uma final não é para qualquer um. E, confesso, gritar um gol do Obina é sempre mais divertido.
Não nos esqueçamos de Tardelli
Não podemos deixar de mencionar que Tardelli foi igualmente importante nas decisões: foi dele o golaço do título da Taça Guanabara, de seus pés saiu o passe para o gol de Obina no primeiro jogo da grande final e ele ainda fez um gol e deu outro passe açucarado para Obina no segundo jogo. Apesar de sabermos que ele vai ser sempre ofuscado por seu colega mais Iluminado, que pelo menos a torcida não se esqueça de seu importante papel na conquista deste campeonato.
Singela homenagem
Agora vamos homenagear aquele que é o torcedor mais pé-frio do mundo: o nosso amigo Julio Mulatinho. Sempre que ele torce contra alguma coisa, ele se dá mal. Principalmente se for contra o Mengão. É impressionante.
Então aí vai um vídeo relembrando um jogo clássico entre Vasco (o time do Julio) e Flamengo. Este vídeo é pra você, amigo!
Ah, numa coisa a gente concorda: o camarote da Globo é mesmo muito chato.
7 comentários:
Dá pra notar a alegria só pelo tamanho do post! hehehe
Amunt Flamengo!
Hm
Campeonato Fluminense seria bonito.
Seria bonito.
Seria bonito!
É com orgulho que assumo o título de torcedor mais pé-frio do mundo. Havia concorrentes de peso na disputa (Lula, Pelé, entre outros) mas consegui.
Eu não entendi. Quem é esse cara?
^.^
Wah, sim, eu sou pirada.
Julio, tudo é fase, não se preocupe. Se bem que a fase não passou para Lula e Pelé :S
Lila, por que você não responde no seu próprio blog? ^^"
É que eu parto do princípio que as pessoas não vão voltar a ler os comentários anteriores...
Postar um comentário