segunda-feira, maio 05, 2008

Campeonato Carioca 2008

Apesar da mudança das regras que prejudicou os times pequenos (e, por conseqüência, tirou bastante da graça), este foi um dos melhores campeonatos estaduais dos últimos tempos. Por quê? Porque o Flamengo foi campeão, oras! Mas não só por isso. As torcidas deram um show e me fizeram empolgar a ponto de ir ao Maracanã ver alguns jogos. Este foi o ano das músicas apaixonadas pelos clubes, do créu e do chororô. O ano da queda do América, da despedida do Romário, do Fluminense com seus "Três Tenores", do Botafogo de toques precisos e belas jogadas ensaiadas e do Flamengo da defesa bem armada, dos laterais inspirados e das jogadas fatais de cruzamento e pelas pontas.

Sem os times pequenos e com um Vasco bastante enfraquecido, o campeonato praticamente foi disputado por Botafogo, Flamengo e Fluminense. Sendo que o time das Laranjeiras ainda deu o azar de perder os seus "Três Tenores" na reta final. Sobrou para os dois melhores times do campeonato, com os dois melhores técnicos e as duas melhores torcidas, fazerem novamente a final. No fim, o Flamengo se mostrou um pouquinho superior nisto tudo e sagrou-se bicampeão em cima do Fogão.



Os jogos importantes:

Taça Guanabara


Semi-final: Flamengo 2 x 1 Vasco (vídeo)
Final: Botafogo 1 x 2 Flamengo (vídeo)

Grande final


Jogo 1: Flamengo 1 x 0 Botafogo (vídeo)
Jogo 2: Botafogo 1 x 3 Flamengo (vídeo)

Agora vamos a algumas considerações breves.

Nomezinho estúpido


Se o campeonato é estadual, o correto seria "Campeonato Fluminense", não "Campeonato Carioca". É por coisas assim que o Brasil inteiro confunde e acha que "Carioca" se refere a quem nasce no estado do Rio. Porém, se o nome "Campeonato Fluminense" fosse usado, seria o maior mico porque as pessoas pensariam que este campeonato é organizado pelo Fluminense (o clube). Uma solução talvez fosse usar o sinônimo "papa-goiaba". "Campeonato Papa-Goiaba"... Pensando bem, que seja "Campeonato Fluminense" e que o tricolor passe a se chamar Papa-Goiaba Football Club. Pronto.

Botafogo é o novo Vasco



Está ficando chato. Em dois anos, é a terceira final consecutiva entre os dois times que o Flamengo ganha (final do Carioca 2007 e da Taça Guanabara e do Carioca em 2008). A torcida já está até cantando para o Bota a musiquinha "Vice de novo", antes reservada ao freguês de sempre, o Vascão. (Veja a torcida cantando "Vice de novo" e "Mamãe eu quero" aqui).

Do mesmo modo, pode-se dizer que o Flamengo é o novo Vasco, pois se tornou o "time da virada" neste campeonato. Foram 3 só em jogos decisivos: na Taça Guanabara, semi-final contra o Vasco por 2 a 1 (lembra, Julio?) e final contra o Botafogo, também por 2 a 1; depois, na segunda partida da final do Carioca, novamente contra o Botafogo, 3 a 1.

E o Flamengo é o novo Fluminense, pois agora é o clube com mais títulos estaduais (30, empatado com o Flu, por enquanto).

Roubado é o caralho


No futebol que eu jogo, quando alguém tira a camisa de um adversário dentro da sua própria área, é pênalti. Não tem o que discutir.

Joel, o papa-títulos


E Joel Santana mostrou novamente porque é o rei do Campeonato Carioca. É o sexto título que ele conquista como técnico, o segundo pelo Flamengo, somado a dois pelo Vasco e mais um por Fluminense e Botafogo cada. Aliás, ele é o único técnico que venceu o Carioca dirigindo os 4 grandes do Rio. Parabéns, Joel, e boa sorte! Você vai fazer falta.

Deus perdoa. Obina, não!


Novamente a estrela d'O Iluminado brilhou em momentos decisivos. É impressionante como este cara tem sorte. Não é só isso, claro, pois Obina sempre demonstra muita raça e o ataque ganha agilidade e objetividade quando ele entra. Apesar de ele não ser, assim, habilidoso. Mas, enfim, ninguém cai nas graças da torcida sem ter algum mérito, e fazer três gols em duas partidas de uma final não é para qualquer um. E, confesso, gritar um gol do Obina é sempre mais divertido.

Não nos esqueçamos de Tardelli


Não podemos deixar de mencionar que Tardelli foi igualmente importante nas decisões: foi dele o golaço do título da Taça Guanabara, de seus pés saiu o passe para o gol de Obina no primeiro jogo da grande final e ele ainda fez um gol e deu outro passe açucarado para Obina no segundo jogo. Apesar de sabermos que ele vai ser sempre ofuscado por seu colega mais Iluminado, que pelo menos a torcida não se esqueça de seu importante papel na conquista deste campeonato.

Singela homenagem


Agora vamos homenagear aquele que é o torcedor mais pé-frio do mundo: o nosso amigo Julio Mulatinho. Sempre que ele torce contra alguma coisa, ele se dá mal. Principalmente se for contra o Mengão. É impressionante.

Então aí vai um vídeo relembrando um jogo clássico entre Vasco (o time do Julio) e Flamengo. Este vídeo é pra você, amigo!



Ah, numa coisa a gente concorda: o camarote da Globo é mesmo muito chato.

7 comentários:

Anônimo disse...

Dá pra notar a alegria só pelo tamanho do post! hehehe

Amunt Flamengo!

Lila Yuki disse...

Hm
Campeonato Fluminense seria bonito.
Seria bonito.
Seria bonito!

Julio César Mulatinho disse...

É com orgulho que assumo o título de torcedor mais pé-frio do mundo. Havia concorrentes de peso na disputa (Lula, Pelé, entre outros) mas consegui.

Lila Yuki disse...

Eu não entendi. Quem é esse cara?
^.^
Wah, sim, eu sou pirada.

Borges disse...

Julio, tudo é fase, não se preocupe. Se bem que a fase não passou para Lula e Pelé :S

Borges disse...

Lila, por que você não responde no seu próprio blog? ^^"

Lila Yuki disse...

É que eu parto do princípio que as pessoas não vão voltar a ler os comentários anteriores...