quinta-feira, maio 29, 2008

Jump Blues (ou Swing Jazz, sei lá)

Eu sempre fui fascinado por um ritmo musical que nunca soube qual era o nome. Na minha cabeça, eu chamava de Jazz, mas sabia que este rótulo englobava muitos subgêneros bastante distintos entre si (tal como o Rock). Apesar de admirar intelectualmente o virtuosismo e a complexidade dos standarts, não era qualquer Jazz que realmente me fascinava — normalmente o Jazz tem um ritmo mais lento, uma atmosfera tranqüila. A música que eu gostava era frenética, com uma seção rítmica alucinada e os metais sentando o dedo, como "Hand Clappin'", de Red Prysock



e a bateria comendo nos tons, caixa e chimbal, como em "Hey, Pachuco!" (o tema do Máskara), tocado pela Royal Crown Revue.



Esses dias, depois de uma conversa com o Pablo em que ele me falou que estava ouvindo Blues e Jazz, decidi que era a hora de tirar a história a limpo e descobrir mas que raios de ritmo é esse. Afinal de contas, hoje em dia temos duas ferramentas que respondem a todas as perguntas da humanidade: o Google e a Wikipedia. Três dias de pesquisa e muitas músicas ouvidas depois, chego à conclusão de que o ritmo se chama Jump Blues, ou talvez quem sabe Swing. Na verdade, parece que estas músicas que mexem comigo são na verdade um subconjunto do Jump. Sei lá.

Só sei que compus uma música (incompleta ainda) que eu imagino neste ritmo, chamada "Garota de Icaraí". E tem uma versão Jump de "Você Me Acende", de Erasmo Carlos, que eu imagino na minha cabeça desde os idos de 1998! Agora que eu tenho algumas músicas para servir de parâmetro, vai ser mais fácil ter mais idéias e finalizar os arranjos destas duas músicas.

Se você gostou do que ouviu aqui, recomendo outras duas músicas do Royal Crown Revue: "The Contender" e "Mugzy's Move". Apesar de serem dois exemplos de Jump Blues, a banda é rotulada pela mídia como sendo parte de um movimento musical chamado Swing Revival. É, desisto de entender.

Um comentário:

Pablo Saraiva disse...

Recomendo também John Mayall e Taryn Szpilman.

Não sei onde se enquadram, mas eu gosto :D