sábado, outubro 06, 2007

Parasitas que controlam a mente

Parasitas são interessantes porque são casos extremos de evolução de espécies (coevolução, de fato) e nos mostram fatos bizarros e inimagináveis da natureza. Por exemplo, neste vídeo podemos ver um grilo infectado por um verme. Quando está maduro, o verme lança uma química no corpo do grilo, fazendo com que ele procure água e mergulhe nela, o que provocará a sua morte por afogamento (grilos não sabem nadar, nem respiram água). Enquanto isto, o verme... veja por si mesmo!



Neste outro vídeo, vemos casos de infecções de fungos que também tomam a mente de seus hospedeiros - no caso, insetos. É aí que vemos que coisas como o pokémon Parasect são plenamente possíveis na natureza.



Pra terminar, vermes comem a cabeça de um caracol por dentro e se instalam por lá. Aí eles fazem o corpo do caracol procurar as partes altas das plantas, deixando o caracol sem a proteção das folhas densas. Então ele é avistado por pássaros, que confundem seus tentáculos modificados com lagartas, e o ciclo do parasita continua:

5 comentários:

Thaís disse...

Bah, de onde tu tirou a idéia de um post assim? O.o

E os vermes são mais assustadores do que nojentos, eu acho! Já imaginou um troço daquele tamanho dentro de ti? Ou proporcional, já que o gafanhoto é pequeno...

Eu ainda to impressionada com o caracol e suas "anteninhas"... Isso me faz pensar...

Anônimo disse...

Sinistro!

Aquele verme dentro do gafanhoto...
não pensei que fosse tão grande!


Vc está MUITO nerd! hehehe

Borges disse...

Não se esqueça que a tênia pode chegar a 5 ou 6 metros de comprimento.

Thaís disse...

A Tênia na verdade pode chegar a bem mais...Parece que já foram documentadas tênias de mais de 10 metros!

Borges disse...

:O Nossa, isso sim dá medo!
Pelo menos elas não comem nosso cérebro! (Mas os cisticercos podem se alojar lá.)