quarta-feira, outubro 17, 2007

Millennium Prize Problems

Quer ficar rico com a Matemática? Então resolva um dos seis problemas do milênio ainda em aberto, e ganhe o prêmio de 1 milhão de dólares! Agora mesmo estou tentando resolver a hipótese de Riemann usando apenas matemática elementar. Acho que vou conseguir. Aham.

Resumindo a história, o prêmio foi estipulado em 24 de Maio do ano 2000 pelo Clay Mathematics Institute, com uma lista dos sete problemas matemáticos (bom, P = NP? é um problema de ciência da computação) mais relevantes, difíceis e ainda em aberto. Da lista original, só um problema — a conjectura de Poincaré — foi resolvido. Para se ter uma idéia da dificuldade deste problema, o autor da solução, Grigori Perelman, ganhou a medalha Fields (o "Nobel" da Matemática) só por esta façanha (mas ele recusou o prêmio).

Lanço aqui o "prêmio Rafael" ao primeiro leitor deste blog que ler e compreender o enunciado de todos os sete problemas. A premiação: 10 real. Boa sorte! (Nem eu que sou matemático entendo todos os enunciados. Tem coisa muito específica ali.)



Me sentindo: bem tranqüilo e aliviado. I'm back on tracks.

5 comentários:

Thaís disse...

Bah, nem vou me dar ao trabalho... xD Ainda mais por 10 real!

E conseguiu resolver o problema que te fez sentir derrotado?
beijos!

Borges disse...

Praticamente consegui, graças ao bom e velho pistolão. Viva o jeitinho brasileiro! A gente tem uma burocracia estúpida, mas felizmente não somos tão formais pra levá-la a sério.

Julio César Mulatinho disse...

Você assistiu àquele filme Uma Mente Brilhante? Porque fiquei com a impressão que em um determinado momento, enquanto o personagem de Russel Crowe escrevia numa parede de vidro me parece que alguém disse que ele havia resolvido o Riemann. Bem, como não saco patavinas do assunto, pergunto: há mais de um problema sob esse nome (Riemann)?

Borges disse...

Eu não vi o filme todo mas, pelo que li, Nash tenta provar a hipótese de Riemann, mas não consegue (claro). Agora, há muito mais coisas com o nome do Riemann. Veja aqui, no "See also".

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom