domingo, abril 13, 2008

Criticar é uma arte

Eu acredito que a Crítica é uma Arte como outra qualquer (tá, um pouco abaixo das outras, talvez). Convenhamos, é preciso muito estudo, muita técnica, muito talento para esculachar totalmente (ou enaltecer) com classe, inteligência e originalidade. Se você é fã de uma boa crítica musical como eu sou, recomendo o site Only Solitaire, do crítico amador russo George Starostin. Esta página tem sido minha principal referência na "descoberta" de discos e bandas antigas. Ele dá mais ênfase a coisas mais antigas, em especial da década de 60, mas tem algumas coisas mais recentes também. O texto é primoroso (George domina mais o inglês do que 99% dos americanos!) e as críticas são sempre coerentes.

5 comentários:

Thaís disse...

Sabe que eu não gosto muito de crítica musical? Aliás, nas críticas em geral, ou o cara acha tudo um lixo, ou acha tudo sensacional. Aí eu me irrito! =S
A não ser quando eu critico, aí é divertido! huahauhauahuahuaha

Thaís disse...

**Lendo a crítica sobre Stevie Wonder**

Sabe que até é legal? xD

Borges disse...

Continua lendo!

Thaís disse...

Continuei! Achei legal, mas é importante conhecer também os discos aos quais ele se refere pra não ficar perdido ou pra não ter aquele ataque de fã xiita (Seu idiota, como pôde falar mal do fulano??? Morra!!!).
Mas também tem muito texto, fiquei com preguiça de ler o do The Mamas & The Papas...xD

Borges disse...

É, ele escreve (escrevia) demais. Deve ter sido por isso que ele desanimou de fazer novas resenhas. Se ele fosse menos prolixo, dava pra avaliar mais coisas...