sábado, fevereiro 23, 2008

Como remover vírus do seu computador

Você pegou algum vírus e está desesperado? Não formate a sua máquina! Siga estes passos:

- Baixe o AVG Anti-Rootkit (http://free.grisoft.com/doc/download-free-anti-rootkit/us/frt/0) e o McAfee Stinger (http://vil.nai.com/vil/stinger/). Execute-os. Estes dois programas são feitos especialmente para remover os vírus mais difíceis, que anti-vírus normais não detectam.
- Mas eles não foram feitos para proteger seu computador no dia-a-dia. Para isto, é importante que você baixe o anti-vírus gratuito ClamWin (http://www.clamwin.com/content/view/18/46/).
- Se você manjar alguma coisa de inglês e não tiver medo de computador, pode baixar também um firewall como o Zone Alarm (http://www.zonealarm.com/store/content/catalog/products/sku_list_za.jsp?dc=12bms&ctry=BR&lang=pt). Ele te dará alguma proteção contra tentativas de invasão e de abusos de programas da sua própria máquina.
- Agora, não adianta nada ter um bom anti-vírus e um firewall instalados na sua máquina se o seu navegador e o próprio Windows não forem constantemente atualizados. Sabe as atualizações automáticas do Windows, aquele ícone amarelo que aparece no canto inferior direito da sua tela? Então. Tem que deixar atualizar.
- Quanto ao navegador, NÃO USE A PORCARIA DO INTERNET EXPLORER. Usar o Internet Explorer é pedir pros vírus entrarem na sua máquina. Este navegador é, sem dúvida, o MAIS INSEGURO que existe, mesmo na sua versão mais recente (7.0). O motivo é que a Microsoft sempre demora tempo demais para lançar atualizações de segurança.
- Use, ao invés, o Mozilla Firefox (http://br.mozdev.org/) ou o Opera (http://www.opera.com/download/). Estes navegadores também possuem brechas de segurança, não se iluda. Mas o tempo que eles levam para consertar estas falhas é MUITO MENOR que o tempo que a Microsoft gasta. É isto o que os classifica como sendo mais seguros.

Versão mais atual (em 21/01/2008) dos programas listados acima:

AVG Anti-Rootkit - 1.1.0.42
McAfee Stinger - 3.8.0
ClamWin - 0.92.0
Zone Alarm - 7.0.462.000
Mozilla Firefox - 2.0.0.12
Opera - 9.26

Nenhum comentário: