sexta-feira, novembro 23, 2007

SMiLE

Acabei de ouvir o disco Smile, de Brian Wilson (dos Beach Boys). Caraca, é muito legal!

Breve explicação: em 1966 os Beach Boys lançaram o álbum Pet Sounds, tido por alguns (não me incluindo) como o melhor álbum da história ["]. O disco apresentou uma mudança significativa na sonoridade do grupo, com letras e arranjos musicais mais intrincados. Para o próximo disco, Brian Wilson, a principal figura da banda, quis prosseguir nesta guinada. Ele bolou, junto com o letrista Van Dyke Parks, músicas com melodias e letras ainda mais intrincadas, no seria o seu projeto mais ambicioso. Um verdadeiro álbum-cabeça.

A produção do álbum passou por vários problemas, entre eles atrasos nas gravações, disputas dentro da banda (Mike Love, o antigo letrista, não estava satisfeito com o rumo que a banda tomava), o conseqüente abandono de Parks do projeto e, por fim, a debilitação da saúde mental de Wilson, que entrou em depressão e desenvolveu um quadro de paranóia ["]. Com tantos problemas, o álbum foi cancelado e deixado inacabado, para desgosto de Wilson. Daí por diante, ele (e, conseqüentemente, a banda) entraria numa seca criativa que duraria décadas. Nunca mais um álbum dos Beach Boys só de inéditas chegaria ao Top 10 das paradas americanas ["].

Eis que em 2004, 37 anos depois, Wilson e Parks decidiram retomar o projeto, concluindo os arranjos que haviam deixado incompletos. O resultado foi o lançamento do mítico disco por Brian Wilson e sua banda de apoio.

Eu hoje ouvi Pet Sounds e Smile, e gostei mais do último. Imagino que Smile foi mesmo a obra-prima de Wilson, que infelizmente não foi compreendida por seus colegas de banda na época. Só podemos conjecturar qual seria o rumo dos Beach Boys e da própria música se este álbum tivesse sido finalizado e lançado em 1967.

Smile é um álbum com arranjos vocais complexos, instrumentais incomuns, letras obscuras. Não há músicas fáceis, nada radiofônico. Só uma coleção de anti-hits (apesar de quê, "Good Vibrations" foi número 1 nas paradas de singles americana). "Heroes and Villains" é pra mim a melhor música do disco, e a que melhor representa as suas características. No geral, o disco é legal de ouvir e bastante interessante, mas também não é o melhor disco do mundo. E vai desagradar a quem não gosta destas experimentações. Eu daria nota 9 de 10.

E viva Brian Wilson, que demonstrou que nunca é tarde para alguém realizar seus sonhos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante é como o rumo da história tomou.
Ao contrário no que é dito sobre a seca de criação baseando-se no que vendeu ou chegou ao top 10 etc,etc, o smiley smile apesar de ser um ''smile'' cortado, chega à ser um album de vanguarda, cheio de experimentações, acidentes, inversoes harmonicas e psicidelico ao extremo.

Pois bem, os álbuns seguintes sao fracos em vendas, mas são discassos, discasos mesmo, isto sem brian no comando. Musicalmente são jóias raras que perduram até o álbum holland de 1973.

Conte aí 8 álbuns cada um melhor que o outro, que tem soul, rhythm & blues, progressivo,psicodélico, heavy rock, valsa, folk, country etc..., com músicas que tornaram os irmaos wilson e cia grandes musicos e compositores!
Os outros álbuns seguintes?, ok, sao bons tambem ,e bem executados.

Enquanto se fala so em pet sounds, rubber soul, procurem sobre os albuns de 1965 dos BBs e descubram que nenhum album contemporaneo foi tao inovador...so pela ficha tecnica monstruosa da p/ perceber....
Antes de 1965? excelentes e que dao um banho ate na primeira fase dos beatles!