domingo, janeiro 10, 2010

Vivo Twittando, uma análise

A Vivo lançou, no início de Dezembro último, um serviço de tuitagem para aqueles que, como eu, não possuem um smartassphone para tuitar de qualquer lugar (ou quando a luz acaba). Trata-se do Vivo Twittando, nome com o qual implico por causa da grafia, mas isto não vem ao caso agora. Sou usuário do serviço há mais de um mês e já tenho experiência o suficiente pra dar um fikdik pra quem estiver interessado.

O serviço funciona assim: o usuário da Vivo se cadastra no site http://tw.vivo.com.br/ — nada traumático, alguns cliques e só — e depois disto passa a poder tuitar do celular ao mandar SMS para 1010, ao preço de R$ 0,15 por tweet. O que não é um preço ruim, visto que esta é a tarifa mais barata dos pacotes de SMS da Vivo, o de 100 SMS/mês (e acima de 100 SMS você paga R$ 0,39 por cada um).

O plano básico, sem assinatura mensal, dá direito a receber 50 tuitadas por mês no seu celular. Assinando o serviço, você paga R$ 17,00 por mês mas não tem limite de quantas mensagens recebe. Você pode escolher o que quer receber: replies, direct messages e de quais pessoas você quer receber os tweets.

Convenhamos, 50 tweets por mês não dão nem pro início. Eu recebo uma média de 300 tweets por dia na minha timeline, logo seguir este povo todo no celular via SMS é impráticavel. Mas, mesmo se for seguir apenas meus usuários favoritos, como o @jcmulatinho, que tuitam em média 20 vezes por dia, terei esgotado a minha quota gratuita em menos de 3 dias. Então seguir pessoas pelo Vivo Twittando não é para durangos como eu.

Quanto aos replies, a mesma coisa. Eu costumo receber mais de 50 replies por semana. Portanto, não rola.

O que eu faço é deixar apenas o recebimento de direct messages ligado. Assim, recebo mensagens realmente importantes no celular e dificilmente ultrapasso o limite gratuito.

Talvez valha a pena, para os mais obcecados, pagar os tais R$ 17,00 pra Vivo, já que o recebimento é ilimitado e o custo é menor do que um pacote de dados. Mas, não sei. Receber muitos updates via SMS é chato. E afinal de contas, o serviço é pra gente de orçamento apertado, n'est-ce pas? 17 pilas por mês fazem diferença.

Bom, até agora só falei das vantagens e do lado financeiro da coisa. Vamos ao que interessa, que é a minha experiência de usuário.

Eu usei durante algum tempo o sms2blog, que é um bom serviço de tuitagem via SMS. Mas, atualmente, para os usuários da Vivo vale mais a pena usar o Vivo Twittando, por dois motivos: custo e possibilidade de receber tweets.

Porém, o serviço da Vivo às vezes me deixa na mão. Como no dia da "final" Flamengo x Grêmio, em que o serviço ficou indisponível. Isto se repetiu em mais duas ocasiões, não me lembro quando. Ao menos, a Vivo avisa quando não consegue postar no Twitter e faz o favor de não tentar tuitar o texto novamente, visto que algumas coisas só fazem sentido serem ditas no momento em que elas acontecem. Não sei se a Vivo cobra por estas mensagens não postadas. Não deveria, pelo menos.

Outro problema é que os tweets nem sempre são recebidos no celular na ordem que foram postados. Bem louco.

Mas o pior foi quando tentei usar o recurso de recebimento de tweets de forma inteligente. Eu pensei: "Vou ligar o recebimento de replies só quando eu for sair de casa. Assim, gasto menos o meu limite de 50 tweets por mês." Eu só não contava com a estupidez do sistema.

Deixa eu explicar o que acontece: vamos supor que dia 1º eu saia de casa e ligue o recebimento de replies. Beleza, todos os tweets citando @rborges chegam pra mim no celular neste dia. Chegando em casa, no dia 2, desligo o recurso. Ótimo, parei de receber replies no celular. Dia 6, resolvo sair de casa de novo e ligo novamente o recurso de recebimento de replies, esperando receber apenas os replies daí em diante. Mas o que acontece? Eu recebo TODOS os replies que mandaram pra mim entre os dias 2 e 6, ENTUPINDO a minha caixa de entrada de SMS e GASTANDO DE FORMA IMBECIL o meu limite de 50 tweets/mês =/

Por este motivo, não uso mais o recurso de recebimento de replies. Só DMs. Na prática, recebimento de replies só funciona bem pra quem é assinante e não tem limitação.

Porém, é melhor receber apenas DMs do que nada. Por isto, e pela simplicidade do cadastro e custo mais baixo, recomendo o Vivo Twittando a todos os usuários apertados da Vivo.

2 comentários:

Julio César Mulatinho disse...

Opa, mais uma bela menção ao meu perfil no Twitter. Desse jeito vou ficar emocionado de novo.

Não recebia que você recebia os DMs. Quando, durante a semana, um debate inadiável aparecer - por exemplo, quem tem o melhor fatality em MKII, Reptile ou Kung Lao (obviamente é o Kung Lao) - manterei a conversa acesa DMeando.

Julio César Mulatinho disse...

Remova as teias de aranha daqui, meu caro.